Descrição
Os moinhos de martelos são equipamentos empregados principalmente na moagem de calcários e dolomitas para corretivos de solo. São também recomendados para moagem de material cerâmico, refratário, carvão mineral e vegetal e outros materiais com Ãndices de abrasão reduzidos. A alta resistência mecânica e ao desgaste é garantida pela construção robusta da carcaça e peças de desgaste.
A ampla possibilidade de controle da granulometria do produto, principalmente através da variação da rotação, abertura da grelha e tipo do martelo, permite obter produtos dentro das mais rigorosas especificações.
Os moinhos de martelos podem apresentar uma infinidade de arranjos internos com relação à : montagem, tipos e número de martelos. Para cada tipo de produto emprega-se número, tipo e montagem especÃfica do equipamento. Os martelos, qualquer que seja o tipo, estão presos ao rotor por um varão tornando sua substituição simples e rápida. As velocidades periféricas dos martelos no processo de moagem variam de 55 a 61 m/s, não devendo exceder a 65 m/s.
A velocidade periférica é obtida através da alteração da rotação (rpm) com relação ao diâmetro em que o martelo descreve, porém isso não quer dizer que quanto maior o rpm maior será a produção, mas sim quanto maior rotação e ou quanto maior o numero de martelos mais fino o produto.
Normalmente todos os moinhos de martelos, possuem seu conjunto externo (carcaça) dividindo em dois, ou seja: base e tampa. Abrindo a tampa, permite o livre acesso aos elementos internos para manutenção.
|