Mineração Deve Ter Resultados Positivos Com Maior Demanda:
A pesquisa da Fiemg também analisou separadamente alguns dos principais setores que movimentam a indústria mineira. A extrativa mineral, um dos pilares da economia do Estado, apresentou crescimento de 3,45% em abril na comparação com o mesmo período de 2013. No entanto, houve redução de 5,4% nas exportações de minério de ferro e queda de 29,1% no valor (US$) da commodity.
O recuo nas exportações de minério em Minas Gerais, aliado à queda no preço do produto, provocou a redução de 24,3% no faturamento do setor no Estado. "Porém, o aumento da demanda de minério de ferro nos países asiáticos amplia as expectativas de incremento nas exportações e, conseqüentemente, do aumento na produção física da indústria extrativa nacional até dezembro deste ano e em 2015. Porém, a queda no preço da commodity persiste, assim as perspectivas são de redução no faturamento do setor no ano neste ano e no ano que vem", avalia o economista-chefe da entidade, Guilherme Leão.
Já a metalurgia e siderurgia mineira apresentaram queda na produção e no faturamento de 1,4% em abril ante abril de 2013. Além disso, as exportações também caíram no período (aço, -20,5%, e ferro-Gusa, -6,7%), segundo a pesquisa.
"A queda nas exportações e o aumento das importações continuam impactando o setor. Por outro lado, para 2014 a expectativa é de aumento de 4% na produção mundial de aço de 1,5% na produção nacional", disse. Fonte: Diário do Comércio |